FBE - Cursos Técnicos em Salvador

Projeto Mão-na Massa


“Porque se a palavra convence, o exemplo arrasta...”

Para além da necessária habilitação técnico-científica dos jovens, o que está em pauta, quando se fala dos verdadeiros objetivos da educação, é a formação humana dos mesmos. Trata-se de um horizonte que não se pode abrir mão, ainda que se reconheça os obstáculos colocados pela dura realidade do mundo atual.

Portanto, à escola comprometida com este processo, cabe o desenvolvimento nos seus educandos, de capacidades e valores que lhes permitam intervir na sociedade de modo a transformá-la qualitativamente, já que um indivíduo com valores pode ser o início do caminho para um mundo novo e melhor. Porém, não se pode mais tratar os valores apenas como conceitos ideais. A construção da cidadania como um dever – e não como um “conceito” – somente ocorrerá se os mais elevados valores humanos forem exercitados pragmática e inteligentemente através de ações conscientes e eficazes.

Neste sentido, e na condição de projeto vinculado à vida real, protagonizado voluntariamente por jovens idealistas do ensino médio, o MÃO-NA-MASSA se justifica como uma provocação humanista que, inexoravelmente, engendra constante renovação do próprio Colégio da FBE Fundação Bahiana de Engenharia, na medida em que reforça o seu papel como um espaço de cidadania, cultura de valores e convivência fraterna.



Ir para o topo

FBE - Fundação Bahiana de Engenharia

Rua Adhemar Pinheiro Lemos, 1617 - Imbuí Salvador - BA 41720-350

Telefones: (71) 3362-0866 / 3362-5122 / 3371-0178

© 2006 / 2017 FBE | www.fbe-ba.com.br | Todos os direitos reservados.