FBE - Cursos Técnicos em Salvador

SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO AO ESTÁGIO

A realização do estágio é estabelecida segundo cláusulas e condições de acordo com a Lei Federal nº 11.788 de 25 de Setembro de 2008, regulamentada pelo Decreto 87.497/82 e da Resolução do CNE/CEB Nº 1, de 21 de janeiro de 2004.

O Estágio é um componente indispensável ao processo ensino-aprendizagem, auxilia na complementação educacional de que o estudante necessita. Tem como objetivo, preparar o aluno para o exercício profissional competente, através da vivência de situações concretas de trabalho.

O Estágio é o tempo de permanência que o estudante passa em uma ou mais Empresa/Entidade/Instituição pública ou privada, cumprindo uma etapa de aprendizagem dirigida em consonância com os programas de seu respectivo curso, como componente curricular.

O Estágio desenvolver-se-á, ao longo do módulo ou ao final do curso, sob a supervisão de docente na escola. O aluno poderá estagiar através das Empresas de Integração (CIEE, IEL, CIDE, ÂNIMA, SUI GENERES, STAGIUS, NEW QUALITY, CENTRAL DE ESTÁGIO, NUBE), basta fazer sua inscrição nos referidos órgãos, através de uma carta de Estágio requerida no Protocolo da Escola.

Deles será a responsabilidade do envio à Escola, do Termo de Compromisso e/ou contrato de estágio; quando será tomado conhecimento dos dados referentes à Empresa, período e o término do contrato. Caso o aluno consiga o Estágio por conta própria, em outras empresas deverá requerer carta de Estágio no Protocolo da Escola.

O estágio na Empresa terá duração, no mínimo de 400 horas. Caberá a Coordenação de Estágio assistir ao aluno na celebração do Termo de Compromisso com a Empresa, assinar este documento, na qualidade de interveniente obrigatório, na forma do Art. 4º da Lei nº. nº 11.788 de 25 de Setembro de 2008. Será exigida dos estagiários a freqüência de 100% da carga horária mínima estabelecida e, no mínimo, quatro Relatórios sobre as atividades no Estágio, no início e no final do mesmo.

Objetivo

O estágio profissional terá como objetivo preparar o aluno para o exercício profissional competente, através da vivência de situações concretas de trabalho e poderá ser realizado:

  • a) Na própria escola sob forma de projetos amplos ou de etapas típicas do(s) processo(s) produtivo(s) da área profissional;
  • b) Em empresas e outras organizações;
  • c) Em unidades de aplicação ou empresas pedagógicas;

A coordenação de Estágio da FBE desenvolve atividades visando contribuir para um estágio eficiente e eficaz, como:

Pesquisar o campo empresarial – Cadastro de Empresas;

Orientar os alunos quanto ao exercício orientado da profissão;

Conseguir ofertas de Estágios, junto às Empresas locais e regionais;

Encaminhar, acompanhar e avaliar os alunos, durante a realização do exercício orientado da profissão;

Captar informações da comunidade empresarial visando à adequação do currículo da escola às exigências do Mercado de Trabalho;

Organizar palestras e demonstrações práticas na Escola, com a participação de empresários;

Promover o levantamento do Perfil Ocupacional, junto às empresas;

Promover ciclos de estudos de preparação ao exercício orientado da profissão;

Apresentar sugestões ao empresário, quanto aos aspectos ligados às atribuições do estagiário; Verificar o ajustamento do estagiário no trabalho.


Ir para o topo

FBE - Fundação Bahiana de Engenharia

Rua Adhemar Pinheiro Lemos, 1617 - Imbuí Salvador - BA 41720-350

Telefones: (71) 3362-0866 / 3362-5122 / 3371-0178

© 2006 / 2017 FBE | www.fbe-ba.com.br | Todos os direitos reservados.